7 de maio de 2012

Futuro

vida

Eu gostaria de saber qual é a pior coisa que vai me acontecer, qual é a pior situação que eu poderia viver, o que tem de tão bom no meu futuro que me impede de largar tudo e desistir. Queria um relance, o suficiente para saber se vale a pena, sim eu sei: “tudo vale a pena se a alma não é pequena”, mas vale mesmo? Horas de estudo, ônibus lotado, noites em claro, café na veia, isolamento social, angústia, ansiedade, comer demais, engordar e…ir mal. Valeu a pena? Não me parece ter valido a pena. E ao mesmo tempo que eu digo que sou capaz de melhorar, que vou mudar de comportamento e conquistar o que eu sei que tenho capacidade de conquistar eu me pergunto se tenho mesmo, se não estou me matando por um futuro mediocre. Mediocridade eu posso ter sem esforço.

Talvez essa seja minha veia brasileira(e é preconceituoso da minha parte dizer isso, eu sei) que quer conquistar o munda na base do menor esforço. Eu sei que sem esforço não se conquista nada, que eu não me esforcei o suficiente neste começo de ano e que sou capaz de melhorar. Mas não consigo deixar de sentir que me esforcei bastante e não valeu a pena, que isso tudo não vai dar em nada e que eu deveria jogar tudo para o alto. Logo eu, que sempre me lembro que existem pessoas em pior situação, que eu não deveria me queixar, que deveria mudar.

No fim eu acabo mudando alguma coisa, acabo lembrando do porquê estou aqui, do porquê estou me esforçando e aceito que não me esforcei o bastante e que devo me esforçar mais, que no fim vai valer a pena, nem que seja só ver as notas e ter auto-estima alta. Tento esquecer que passei os últimos três anos de cursinho visualizando a USP e que não deu certo, tento acreditar que estou onde estou por uma razão e que é melhor assim. Só que não consigo deixar de pensar que talvez eu seja incompetente, que não consegui entrar na USP e que não vou conseguir ir bem na faculdade e vou ter um futuro mediocre. Eu só queria saber se vale a pena. Então eu peço para ver meu futuro. Não quero detalhes, só… só um gostinho. Só para saber se estou no caminho certo, só para saber se eu sou capaz, só para ter certeza que vale a pena.

Nenhum comentário: