14 de junho de 2015

Família... todo tipo de família

  Eu venho de uma família absurdamente disfuncional. Meu pai era depressivo, meus pais eram um pouco ausentes, meu irmão mais velho saiu de casa aos 17 anos, só conheci a família da minha mãe e quase a totalidade dos irmãos dela tem problemas com bebidas, além de ciúmes uns dos outros e rancores e frustrações pelas próprias vidas mal vividas. Mas mesmo com as brigas, entre as coisas boas e ruins de cada um, mesmo que as vezes seja necessário engolir a raiva, uns ajudam os outros na hora do sufoco. Talvez depois eles te joguem na cara isso, mas eles estarão lá para te estender a mão quando você precisar.

  E a maior parte do tempo eu não tenho paciência para aguentar as disfuncionalidades desses meus tios, mas eu sempre admirei isso e uma das coisas que mais me doeu foi quando meu irmão mais velho não conseguiu superar as disfuncionalidades dele para estar conosco no enterro do nosso pai. Aquilo foi a gota d'água. Foi ali que eu cortei relações com ele, porque o que me veio à cabeça naquele momento foi que estava todo mundo lá, todos aqueles tios problemáticos, alguns primos que eu sempre achei egoístas, além de todos os outros e os que não estavam não foram por impossibilidades maiores e não falta de vontade.

  Com isso eu comecei a ter uma visão diferente de família. Eu comecei a perceber que família não é uma coisa que você não escolhe, você pode até escolher, eu tenho amigas que são como família e o que faz com que elas sejam família é a ordem de preferência. Família é aquilo pelo qual você faz o que precisar, é aquilo que está em primeiro na ordem de prioridades e como tudo nesse mundo, tem que ser recíproco. É muito mais do que amar alguém incondicionalmente, exige esforço, paciência, dedicação, tempo e as vezes exige até esquecimento, perdão... Mas se você consegue ultrapassar isso tudo, se você tem essa família ao seu lado, então você tem alguém que não só vai te apoiar, mas vai lutar com você as suas batalhas.

  Família é raiz, é o que te dá sustentação mesmo a distância, é nunca estar sozinho mesmo estando só, é sempre ter um ombro para chorar e alguém que te faça rir. Família é complicado, é tudo igual, é a melhor do mundo, é a sua, do jeito que ela for.

Nenhum comentário: